Equipe

EDITORES

Fábio Feldman

Professor e crítico cinematográfico. Formado em Letras pela FALE (UFMG), é mestre em Literatura Brasileira. Ministrou palestras e cursos sobre cinema, publicou textos em catálogos de mostras e escreveu para o site Multiplot!. Foi cocurador e organizador do catálogo da mostra “Reinventando Shakespeare”. Atualmente, trabalha como professor na Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte, onde ministra as disciplinas “História do Cinema Mundial” e “História do Cinema Brasileiro”. É também músico, coeditor da revista Letras e sócio da produtora Mar de Morros.

*

Roberto Cotta

Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde 2018. Antes disso, foi professor da Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte (2013-2018), curador do FestCurtas BH (2014), do Forumdoc.bh (2016) e da mostra Escola: Cidade Aberta (Caixa Cultural/SP, 2017). Doutor em Artes pela UFMG, com pesquisa dedicada à obra do cineasta Rainer Werner Fassbinder. Também atua como realizador e crítico cinematográfico.

*

REDATORES

Adolfo Gomes

Cineclubista e crítico de cinema filiado à Abraccine. Curador de mostras e retrospectivas, entre as quais “Nicolas Philibert, a emoção do real” e “O Mito de Dom Sebastião no Cinema”. Coordenou as três edições do prêmio de estímulo a jovens críticos “Walter da Silveira”, promovido pela Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia.

*

Cícero Pedro Leão

Crítico,  pesquisador  de  cinema  e  jornalista.  Com  graduação  pela  UFMG,  atualmente  é  mestrando  em Comunicação  Social  pela  mesma  instituição, na  linha  Pragmáticas da Imagem, desenvolvendo pesquisa sobre a teatralidade na obra de Jean Renoir.

*

Daniel Dalpizzolo

Jornalista, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Editor do portal Cineplayers. Co-fundador e ex-editor da revista eletrônica Multiplot!, também escreve para Tracker Magazine e Zinematógrafo. Blog pessoal: http://stagefright.me.

*

Daniel Rodriguez

Psicólogo formado pela PUC-Minas, Daniel Rodriguez é pesquisador de cinema, redator de notícias e crítico para os sites brasileiros 101 Horror Movies e Boca do Inferno, além do site americano Moviepilot.

*

Douglas König de Oliveira

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estudioso do pré-cinema e da obra do cineasta Michelangelo Antonioni. Coordena o projeto Encontro de Cinema, em parceria com o SESC de Tubarão/SC, onde reside. Colabora com uma coluna sobre cinema europeu no site 7 Marte.

*

Flávio C. von Sperling

Cineasta e pesquisador de cinema. É sócio da produtora El Reno Fitas, sediada em Belo Horizonte.

*

Gabriel Martins

Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social, com Habilitação em Cinema e Vídeo (2010), no Centro Universitário UNA. Foi um dos fundadores e críticos da revista de cinema Filmes Polvo. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico junto com André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Hoje atua como roteirista, fotógrafo, diretor, montador e produtor.

*

Hannah Serrat

Mestre em Comunicação Social, pela UFMG, onde desenvolveu uma pesquisa sobre os modos de aparição e de enunciação dos povos periféricos no cinema brasileiro. Pesquisadora de cinema, interessa-se, sobretudo, pelas análises imanentes, voltadas àquilo que se inscreve materialmente nos filmes. Foi curadora do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, em 2014. Seu primeiro filme, “Retalho” (2015), foi vencedor do prêmio de aquisição de curtas do Canal Brasil no 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Atualmente, Hannah vive e trabalha em Montes Claros, no sertão dos Gerais.

*

Joana Oliveira

Diretora e roteirista. Graduou-se em Direção de Cinema pela EICTV, Cuba. Seus curtas já foram exibidos em festivais como Festival de Cartagena (Colômbia),  San Diego Latino Film Festival (EUA), Lakino (Alemanha), Festival Internacional de Huesca (Espanha), Festival de Guadalajara (México), Festival de Cine de Valdívia (Chile), Forumdoc, Mostra de Tiradentes, Cine Ceará, Festival de Gramado. Em 2010, lançou “Morada”, seu primeiro longa documental. Joana é mestre em cinema pela UFMG. Atualmente é coordenadora da graduação em Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Una e trabalha como roteirista em três séries de TV, além de desenvolver longas-metragens. Joana é sócia da empresa produtora Vaca Amarela Filmes.

*

João Campos

Antropólogo, curador e crítico de cinema. É mestrando no programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre a obra do cineasta Adirley Queirós. É colunista da revista Zagaia (São Paulo – Cinema Anônimo) e membro do grupo cineclubista cinefronteira e do núcleo de pesquisa NAPEDRA-USP (Núcleo de Antropologia, Performance e Drama).

*

Larissa Muniz

Graduanda em Comunicação Social, com formação complementar em Cinema pela UFMG. Cursou a Escola Livre de Cinema em 2017 e, atualmente, é voluntária no projeto de extensão Forumdoc.UFMG

*

Leandro Afonso

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA, 2017) e graduado em Comunicação Social (UESC, 2008). Professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) de São Paulo e diretor dos curtas Nunca Mais Vou Filmar (2012), Lara (2013), Habeas Corpus (2014) e Argentina, Me Desculpe (2015).

*

Letícia Badan

Mestre em História da Arte pela UNICAMP. Pesquisadora do Centro de História da Arte e Arqueologia e colaboradora do blog Amável Leitor: Arte e Cultura. Atualmente, desenvolve seu doutorado sobre a relação entre o cinema de horror italiano e as artes plásticas.

*

Maria Ines Dieuzeide

Atua como pesquisadora de cinema. É doutora em Comunicação Social pela UFMG e mestre em Imagem e Som pela UFSCar. É uma das curadoras do Cineclube Sorpasso e participou da curadoria de algumas edições do Festcurtas BH. Integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência e atua na produção e edição da Revista Devires – Cinema e Humanidades, do PPGCOM-UFMG.

*

Odorico Leal

Crítico, tradutor, Mestre em Teoria Literária pela UFMG e Doutor em Literatura Brasileira pela USP. Também é músico e compositor, desenvolvendo vários projetos nessa área (www.soundcloud.com/odorico-leal).

*

Pedro Veras

Pesquisador de cinema, ensaísta e tradutor, também atua como curador. Mestre em Comunicação Social na linha Pragmáticas da Imagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, sendo graduado também em Comunicação Social pela mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência. Integrou a comissão de seleção da mostra internacional do Forumdoc.Bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (2016).

*

Thomas Lopes Whyte

Crítico cinematográfico e arquiteto formado pela UFMG.

*

Equipe fixa

Periodicidade quadrimestral

cinerocinante@gmail.com